Avaliação de Empresas Valuation
O cálculo do valor de uma empresa é um processo complexo que combina análise estratégica com modernas teorias financeiras. É uma ferramenta essencial para decisões estratégicas que agreguem valor à empresa e para processos de fusão, incorporação, venda ou procura de sócio.
Atendemos todo o Brasil
Possuímos escritórios em São Paulo e no Rio de Janeiro, de onde nossa equipe atenderá você aonde estiver.
Adotamos o padrão de avaliação de empresas sugerido pela CVM - Comissão de Valores Mobiliários, utilizando quando possível até quatro metodologias de análises: avaliação de empresas pelo método do fluxo de caixa descontado, avaliação de empresas por múltiplos de mercado , avaliação patrimonial e avaliação do preço de mercado.
Ajudamos os SÓCIOS/ ACIONISTAS e os administradores das empresas a determinarem o valor de sua empresa e avaliarem oportunidades relacionadas a transações típicas do mercado, tais como aquisições, vendas ou fusões de empresas, tendo como objetivo auxiliá-los a maximizarem o resultado de suas negociações.
Trabalhamos com avaliação de empresas para venda, para dissolução societária, fusões, para fins fiscais e avaliação de empresas para busca de investidores. Somos credenciados no Conselho Federal de Economia desde a nossa fundação e somos habilitados a emitir laudos de Avaliação de Empresas para estes fins.
Todos os dados e questões serão tratados com SIGILO ABSOLUTO, garantido em contrato.
Quando a sua empresa precisa dos nossos serviços de Avaliação de Empresas:
-
Avaliações para transações de fusões, aquisições e alienações de controle;
-
Compra e venda de empresas;
-
Suporte a negociação de empresas;
-
Disputas, reorganizações societárias ou reconhecimento de valor das cotas dos Acionistas/sócios
-
Elaboração de Laudos de Avaliação para órgãos reguladores e disputas jurídicas;
-
Avaliação de intangível/goodwill : marcas,patentes,clientes,tecnologia,direitos autorais,etc...
-
Economia tributária na amortização de Ágio/Deságio (Emissão de Laudo Técnico)
-
Teste de Impairment;
-
Formação de Joint-Venture
Sobre o Laudo de Avaliação:
Nosso laudo de avaliação indicará o Valor econômico da companhia avaliada, com indicação, inclusive, do valor por ação, calculado por, pelo menos, uma das seguintes metodologias:
-
Fluxo de caixa descontado (metodologia de elaboração do FCD);
-
Avaliação por múltiplos de mercado e Múltiplos de transação comparáveis (EV/EBITDA, P/L ,etc..), conforme se entender fundamentadamente mais adequado ao caso da companhia, de modo a avaliá-la .
-
Preço médio ponderado de cotação das ações (caso seja de capital aberto) da companhia, discriminando os preços das ações;
-
Valor do patrimônio líquido por ação da companhia;
-
Avaliação do intangível/goodwill (método do royalty relief): sua marca, expertise, local, tecnologia, pessoas, patente,etc..
A avaliação apresentará o critério, dentre os constantes do laudo, que for considerado pelo avaliador como o mais adequado na definição do preço justo ou intervalo de valor; e na hipótese de a avaliação em uma faixa de valores mínimo e máximo, a justificativa para tal intervalo, que não poderá ultrapassar 10%, tendo como base o maior valor.
Sobre Avaliação de Ativos intangíveis:
De acordo com o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC)-04 – Ativo Intangível:
Ativos segregados do ágio (goodwill) quando, dentre outros fatores, podem ser transferidos, vendidos ou licenciados, e quando os benefícios econômicos futuros podem ser reconhecidos e estimados de forma confiável.
O método do royalty relief envolve uma estimativa de vendas futuras prováveis e a aplicação de uma taxa de royalty apropriada para se chegar ao lucro atribuível aos royalties da marca nos anos futuros. O Royalty relief é uma método de avaliação usado para avaliar o valor do trademark baseado nos lucros futuros que possam ser atribuídos a estes trademarks. Usado para definir a taxa de royalty em casos de licenciamentos ou mesmo transferências de ativos entre empresas.
Ele é baseado na premissa teórica de que uma empresa em operação não possui uma marca e precisa licenciá-la de um proprietário de uma marca que não tem uma empresa em operação. Se uma marca for licenciada de um terceiro, uma taxa de royalty será paga a ele em função do privilégio de usá-la.